O curso PM4R Professional em Gestão de Projetos de Desenvolvimento foi elaborado e organizado pelo Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) como parte da iniciativa em Gestão de Projetos para Resultados (PM4R, conforme sua sigla em inglês) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas a aperfeiçoar as competências das equipes de projetos constituídas pelos membros das agências executoras. 

Espera-se que os beneficiários desta capacitação fortaleçam suas faculdades para o planejamento e gerenciamento de projetos. Com isso, o objetivo é permitir que os programas ou projetos sob sua responsabilidade sejam implementados com foco nos resultados e considerando os riscos identificados através da aplicação de ferramentas práticas e comprovadas de gestão de projetos.

O curso começa com um Workshop Inicial e continua com uma fase virtual de 7 semanas, integrada por 5 módulos de aprendizagem. Estes, por sua vez, são estruturados em unidades, cujos conteúdos são reforçados com uma série de atividades individuais e em grupo, de caráter obrigatório, a serem realizadas pelos participantes com o acompanhamento de um tutor. Após a conclusão desta fase virtual, cada equipe deve elaborar um trabalho em grupo, a ser apresentado no Workshop de Encerramento.